segunda-feira, 10 de outubro de 2011

reportagem póstuma


Pouco antes de fazer dois anos, Susumo Itimura aportou no Brasil vindo do Japão. No interior de São Paulo, cresceu debaixo dos pés de café, como gostava de dizer.
Mas foi no Paraná, para onde se mudou na juventude, que o agricultor se tornou nos anos 80 o "rei do rami", fibra utilizada na indústria têxtil.
Nos tempos áureos, teve 49 fazendas e três fábricas. Só em Uraí, a 428 km de Curitiba e com ...população atual de 11.472 habitantes, possuía mais de mil funcionários.
A neta Vanessa conta quena década de 80 o avô recebeu do governo japonês uma medalha pelo destaque. Hoje, porém, o rami não é mais cultivado. Susumo passou a se dedicar ao café e à soja.
Uraí ele governou por cinco vezes. Em 2008, elegeu-se pelo PSDB na condição de prefeito mais velho do país.
Sua primeira vitória foi em 1963, pelo PSD-UDN, e a segunda, em 1972, veio pela Arena. Em 1978, no dia das eleições, perdeu uma filha num acidente de carro e decidiu se afastar da política. Só retornaria na década de 90 - foi eleito em 1996 pelo PDT.
Aos 93 anos, com um patrimônio de R$ 55 milhões declarado na Justiça Eleitoral, comandou a cidade até junho deste ano, quando a Câmara decidiu cassá-lo devido às suspeitas de pagamentos irregulares e uso de notas frias.
Segundo a família, a decisão foi por interesses políticos.
Até o fim da vida, esteve no comando dos negócios. O estresse pelo qual passou, diz a neta, levou-o a ser internado. Sofria de insuficiência respiratória e cardíaca. Morreu na quinta, devido a insuficiência renal. Deixa seis filhos, vinte e dois netos e sete bisnetos.
(Reportagem de Estêvão Bertoni, publicada na FOLHA DE SÃO PAULO, em 04/10/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário